5 benefícios da literatura para o desenvolvimento infantil

Independente da idade ou da fase da vida em que nos encontramos, ler só traz benefícios. Mas, há de se concordar que, da gestação até a primeira infância, a literatura exerce um papel muito importante para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação das crianças. 

Embora os benefícios sejam inúmeros, vamos listar os 5 principais deles:

 

  1. Ajuda a entender os sentimentos e as emoções: ler é uma ótima forma de entrar em contato com os mais profundos sentimentos humanos, como raiva, medo, amor e solidão. São aquelas situações que, às vezes, a gente nem sabe expressar, mas que, de repente, encontra em uma boa história e se sente acolhido. Por exemplo, em Menina amarrotada, história escrita e ilustrada por Aline Abreu, o sentimento de ausência e saudade vivido pela personagem apresenta as angústias e dúvidas que sentimos quando lidamos com o medo do outro não mais voltar.

    Menina amarrotada, de Aline Abreu. Compre na Loja da Jujuba!

  2. Desenvolve a criatividade e a imaginação: a literatura é mestre em nos levar a lugares e situações sequer imaginados. Ela aguça esse sentido e nos provoca constantemente a enxergar muito além do olhar. Um exemplo disso é o livro E você?, de Rosinha, que a todo instante leva o pequeno a perceber figuras e situações inusitadas em cada virar de página e, ao terminar, deixa a provocação: o que você vê com os seus olhinhos?

    E você?, de Rosinha. Compre na Loja da Jujuba!

  3. Fortalece vínculos: em uma live da Jujuba, o pediatra Daniel Becker disse a seguinte frase – “O livro é um fio de conexão. É como se ele fosse um eixo neuronal, que liga o cérebro e o coração da mãe – ou do adulto que está lendo – com o cérebro e o coração da criança”. A literatura é a voz que embala o bebê na barriga ou recém-chegado na família, é a poesia que, nas entrelinhas, desperta a coragem e a segurança. Livro é fonte de presença e afeto, sempre!
  4. Proporciona o desenvolvimento da empatia: as histórias ajudam a abrir caminhos para o exercício de ampliar nossa visão de mundo sobre as coisas, pessoas e sobre nós mesmos, inclusive. Um ótimo exemplo é o livro Bruno e João, de Jean-Claude R. Alphen, que traz empatia e encontro na amizade de duas crianças.

    Bruno e João, de Jean-Claude E. Alphen. Compre na Loja da Jujuba!

  5. Amplia o vocabulário: os livros são fontes inesgotáveis de vocabulário, por isso a literatura contribui tanto para o aumento do repertório de palavras dos pequenos, desde sempre. Nesse sentido, Alfabeto escalafobético, de Claudio Fragata e Raquel Matsushita, é um exemplo incrível, começando pelo título, afinal, o que é escafafobético mesmo?

    Alfabeto escalafobético, de Claudio Fragata e Raquel Matsushita. Compre na Loja da Jujuba!

Escrito por
Sem Comentários

Deixe um comentário